Para aqueles que amam escrever, e como eu tem alguns livros em mente, ou mesmo já terminou, segue algumas dicas de como registrar seu livro na Fundação Biblioteca Nacional:
A - Onde fazer o registro:
Lá você encontrará as principais informações e documentações necessárias para registrar sua obra.
B- Imprima:
Imprima seu livro para o envio pelos correios (conforme orientações do site acima). Não grampeie nem encaderne. Na capa, é recomendado colocar o nome da obra e os dados do autor (nome completo, RG, CPF, cidade e ano). No computador, você deve numerar e, após imprimir, rubricar TODAS as páginas. Para obras já publicadas, você deverá enviar dois exemplares.
C - Pagamento:
O comprovante de pagamento, junto com a guia paga deverá ser enviado junto com a cópia de sua obra.
D - Requerimento de registro:
É necessário que você preencha um formulário para que envie junto com os demais. Deve ser preenchido a mão.
Conforme abaixo (texto retirado do site http://www.karensoarele.com.br/);
1. Informações sobre o registro: Deixar em branco.
2. Informações sobre a obra intelectual: Insira, nos locais indicados, o título da obra, e se ela é inédita ou publicada. Em “número de páginas”, ele se refere à versão impressa que você está enviando. Não se preocupe com o número de páginas que a obra terá quando for diagramado no formato de livro. Em “gênero”, escolha o que mais se adeque. Caso sua obra seja uma narrativa longa de ficção, você deve escolher o gênero “Romance”, isso se aplica mesmo que seja uma comédia ou história de terror. Caso esteja seguindo as minhas instruções de envio, em “Técnica apresentação da obra intelectual” você deve marcar a opção “Digital/impressa”. Obs: eles não aceitam arquivo digital (CD, DVD ou pendrive), tem que ser impressa mesmo.
2.1 Para obra intelectual publicada: Como o próprio nome já diz, caso sua obra seja inédita deixe esta parte em branco.
3. Dados de Identificação: Insira seus dados pessoais nos espaços indicados. Em “Nome”, coloque seu nome real, pois há um espaço específico para “Pseudônimo”. Em “Vínculo com a obra”, marque a opção “Autor”.
3.1 e 3.2 Outro Requerente: Estes dois quadros são para outras pessoas relacionadas à obra, como tradutor, ilutrador, fotógrafo, etc. Caso você seja a única pessoa, deixe estes espaços em branco.
3.3 Responsável pelo menor: Caso o autor seja menor de idade, esta parte do formulário deve ser preenchido pela mãe ou pelo pai. Nesse caso, envie junto os documentos relacionados (RG e CPF do responsável). Esta pessoa vai contar no registro como “Representante” do autor. Caso seja maior de idade, deixe em branco.
3.4 Declaração de Responsabilidade: Agora a coisa ficou séria! Assine aqui para declarar que tudo o que disse é verdade, e que você se responsabiliza pela obra intelectual.
3.5 Preencher quando a obra intelectual apresentada para registro for adaptação e/ou tradução: Mais uma vez, como o nome já diz, deixe em branco caso seja uma obra totalmente inédita.
3.6 Observações: Deixe em branco.
3.6 Disposições finais: Todos os requerentes devem assinar.
4. Preenchimento a cargo da instituição: Deixe em branco.
d) Cópia do seu RG, CPF, e comprovante de residência: Para evitar problemas, no caso do comprovante, dê preferência para contas de água, luz ou telefone. No meu caso, como nada disso está no meu nome, enviei a cópia de uma correspondência que recebi do banco.
E - Envio:
É bom sempre entrar no site para verificar se o endereço está correto.
PALÁCIO GUSTAVO CAPANEMA
Rua da Imprensa16
Centro
20030-120Rio de JaneiroRJ
12º andar, sala 1205
Agora é só aguardar, eles enviarão a você seu certificado de registro ou averbação pelos correios.
Caso dê algum problema, será enviado ao seu endereço para que você faça as devidas alterações.
Espero ter ajudado!!
Bju