sexta-feira, 27 de março de 2015

Diferença entre hidratação e reconstrução

Alisamento, tintura, secador, chapinha todo dia, escova, pente, elástico... Com tanto mexe e remexe, não é surpresa que o cabelo perca brilho, maciez e balanço.

Porém, antes de escolher o produto mais apropriado para o processo de S.O.S., é preciso entender, primeiro, o que acontece com o cabelo cada vez que você o submete aos prazeres da beleza.

De acordo com Sonia Corazza, engenheira química com especialização em cosmetologia, de São Paulo, a agressão mecânica constante, ou  seja, a mania exagerada de prender os fios com elásticos e presilhas, compromete a resistência deles.

Já o uso de secador, chapinha e babyliss remove a camada de proteção natural do fio, tornando-o suscetível à quebra. Por outro lado, tintura, descoloração, alisamento e afins afetam sua resistência, maciez e brilho.

Ou seja, tudo o que amamos fazer no dia a dia para ficarmos mais bonitas pode surtir efeito contrário. O bom nessa história é que existem fórmulas capazes de nos ajudar a combater os estragos. Em geral, elas atuam em três frentes. Confira a seguir:

 

Hidratação

Tem o objetivo de reter água sobre a cutícula do fio, melhorando a maleabilidade e flexibilidade. A perda da umidade da superfície do cabelo provoca a diminuição de coesão entre as cutículas, causando descamações e falta de brilho.

O que fazer:
"Utilizar formulações contendo, por exemplo, pantenol, a próvitamina B5, que tem a capacidade comprovada de umectar a fibra capilar após três minutos de contato", diz Sonia Corazza.

Nutrição

"É um termo que explica a atividade protetora que está bastante ligada à reposição dos lipídios do fio. Essa camada natural tem como objetivo promover a lubrificação necessária para evitar a perda de componentes, entre eles a água, mantendo a superfície íntegra e homogênea. Quando não há gordura suficiente, acontece a quebra em toda extensão e também a perda da maciez", conta Sonia.

O que fazer:
Usar composições com aminoácidos presentes em proteínas hidrolisadas de fontes como trigo, seda, amêndoas, aveia, que promovem um processo de regeneração e aumento do conteúdo hídrico na fibra capilar.

 

Reestruturação

Também chamada de reconstrução, restabelece componentes substanciais presentes na superfície do fio. A principal é a queratina e seus derivados, bem como os oligoelementos. Sem eles, as pontas ficam quebradiças e pode haver rompimento durante o simples ato de lavar ou pentear os cabelos.

O que fazer:
Procurar tratamentos profissionais realizados em salão.
Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/cabelos/reportagem/cuidados-dia-dia/hidratacao-nutricao-reestruturacao-cabelos-entenda-diferenca-628288.shtml

Como definir os cachos - Gel de Linhaça

Receita 

1 colher de sopa de Linhaça
1 copo pequeno de água filtrada (250ml)

Coloque a água em uma panela no fogo para ferver junto da linhaça, depois que começar a fervura deixe por 5 minutos. Quando terminar, apague o fogo e coe o que está na panela, o líquido espesso que se formou será o Gel de Linhaça.

Modo de usar

Com os cabelos bem umidos, molho os dedos no Gel de Linhaça, e espalho por todo cabelo e evito apenas bem na raiz. Depois de bem espalhado faço como quando uso o Leave-in. Sem pentear com pente, apenas com os dedos, jogo a cabeça para frente, e vou tirando o excesso de água com o guardanapo absorvente, apertando os cabelos para formar os cachos.

Propriedades

Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele fica mais suave .
É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele , tais como: psoríase e eczema .
Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda do cútis. Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc.
É excelente para a calvície . 

Veja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça:

Valor calórico 43 Kcal
Carboidratos 1 g
Proteínas 2 g
Gorduras totais 3 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Fibra alimentar 3 g
Ômega-3 58%
Ômega-6 16 %
Sódio 7,8 mg

Tipos de cacho: Como identificar o seu + dicas


Tipo 2

2b
Tipo 2B
Bom, o tipo 2, pra muitas, meninas é liso, mas não é. Pra outras é cacheado, mas também não é. Ele na verdade é o comecinho dos cachos… Daí as famosas “ondas”, porque os cachos não se formam completamente. O cabelo é sedoso, mas não tanto quanto o cabelo liso. É um pouco ressecado nas pontas, mas não quanto o cabelo crespo. O 2a por exemplo, a raiz é lisa com algumas ondas no comprimento às pontas.
O 2b (foto) já começa a surgir algumas ondas mais marcantes, mas nada de cachos.
O 2c já começa a surgir os cachos, mais abertos e pouco ressecados.
Dicas: Esse tipo sofre com a falta de definição. Pelo menos é isso que vejo de meninas que acabam desistindo e alisando. Você pode utilizar algum gel ou spray fixador no cabelo, amassando as mechas pros cachos de formarem. Fitagem não é uma ideia bacana porque o cabelo ficará pouco volumoso. Exagerar no finalizador também não fica legal. Use e abuse de rolinhos e bigudins se quiser dar um jeito no visual. Apesar de parecer fácil cuidar, tipo 2 é bem complexo. Confira o grupo Amigas Onduladas no facebook, lá tem dicas de ouro!

Tipo 3

Tipo 3B.
Tipo 3B.
Agora sim, os cachos formadinhos, definidinhos… E opa, ressecados também \o/ Quem é tipo 3 sabe a dor e a delícia que é.
A maioria (percebam, não disse todas) do tipo 3 é, além de volumoso, denso, o que complica ainda mais tratar dos cachos. Sofremos com o ressecamento natural dos fios, o que leva algumas meninas a optar pela técnica low/no poo.
Dicas: evite cortar com qualquer um ou de qualquer jeito. Uma tesourinha errada e alô juba de leão! Invista em fitagens para segurar os cachos e defini-los. Se você está em transição, tenha paciência, porque é um tipo de cabelo que tem o crescimento quase imperceptível (por causa do fator encolhimento). Siga ocronograma e invista em acessórios.

 Tipo 4

Tipo 4.
Tipo 4.
O tipo 4 é caracterizado por cachos bem menores que o tipo 3, ou nenhum. É um cabelo seco por natureza, por isso recomenda-se muitas umectações e hidratações. A definição também é um problema, já que só o a e b que define os cachinhos soltinhos. O resto é um black maravilhoso! A dica que nunca falha é o uso de acessórios: presilhas, turbantes, lenços são os melhores aliados de uma tipo 4. Uma coisa é certa: é lindo demais da conta!

Fonte: http://cacheia.com/

Para Cachos Definidos – Dicas, Vídeos e Técnicas para Modelar Cabelos Cacheados

Como ter Cachos Definidos?

Como ter cachos definidos modelar cabelo cacheado 2

Para Cachos Definidos: É preciso saber…

Não me canso de dizer:
Cabelos Cacheados requerem carinho, cuidados específicos e, acima de tudo, PACIÊNCIA.
Não pense que após ler algumas dicas você irá lavar o cabelo e conseguir resultados milagrosos. Dicas são sempre bem-vindas (bom, em tese).
Contudo, o mais importante é COMO você manuseará tais dicas a fim de adaptá-las para o SEU cabelo. E isso só virá com testes e mais testes.
Cabelos cacheados são tão temperamentais que até a posição das madeixas na hora de secá-las incide sobre o resultado. Então, preste atenção às “respostas” do SEU cabelo. Seja Paciente e Persistente. Mas somente até certo ponto, afinal, ninguém merece ficar “dando murro em ponta de faca”.
Tenha em mente que todo cabelo requer um tempo de adaptação para apresentar resultados.
Quanto tempo?
Não sei, depende da sua vontade de fazer com que o método X funcione, depende de quanto tempo está disposta a esperar, depende dos resultados obtidos a cada aplicação. Uma coisa é certa: estará funcionando se os cachos responderem melhor a cada dia.
Você tentou, tentou e não está funcionando? Mude o método de aplicação.
Ainda assim não funcionou? Mude o produto!
Continua sem resultados? Logoff. Parta para outra.

Para Cachos Definidos: Mudança de Hábitos

Pequenas mudanças na sua rotina farão GRANDE diferença:
  • 1ª) Trocar sua toalha de banho convencional por uma toalhinha de algodão.

Esta mudança é notória.
Toalhas felpudas não“sugam” somente o excesso de água. Elas retiram grande parte a hidratação dos cabelos. Ademais, sua textura nada delicada acarreta frizz e quebra.  Adote uma toalhinha de algodão ou microfibra para secar os caracóis!
É claro que uma “Deva Towel” entraria na Wish List de toda Curly Girl,m as não precisamos gastar tanto para obter resultados similares. Uma camiseta velha de algodão, fronha, lençol ou afins também valem.
  • 2º) NÃO torcer o cabelo ao secar.

Flores, de nada adiantará trocar a tolha sem trocar o método de secagem.
Já disse e repito: Cabelos Cacheados são frágeis e, portanto, requerem CARINHO.
Não judie dos seus caracóis torcendo-os e esfregando-os. Passe a secar suas madeixas com movimentos de vaivém, “amassando-os” com delicadeza no sentido comprimento >raiz. Tal movimento colabora para a definição dos cachos além de prevenir o frizz e volume excessivos.
  • 3º) NÃO usar pentes.

Caso não consiga, utilize pentes com dentes LARGOS e de madeira.
E NUNCA, jamais, never penteie os cachos secos!
Nem preciso explicar os porquês…
  • 4º) Deixar o cabelo secar em paz!

Meninas, sei que é difícil, a tentação é enorme… Mas o simples ato de NÃO mexer nos cachos enquanto eles secam promove GRANDES resultados. Mexer nos cabelos ainda molhados causa frizz, volume excessivo e interfere na definição dos cachos.
Dê preferência para secagem ao natural. Utilize fontes de calor somente quando necessário. Aliás, secar cabelos cacheados com difusor é algo delicado. A não ser o meu xodozinho do Deva Sun Dryer (vulgo “Secador de Mãozinha”), todos os outros difusores que já usei costumavam dar o “Efeito-Paçoca”. Entretanto, dizem que difusores beeem largos também promovem bons resultados (ainda testarei algum e lhes conto!).
Bom, seu cabelo está molhado?
ESQUEÇA-SE dele!
Seus cachos estão onde eles devem ficar.
  • 5º) Mudar a fronha do travesseiro por uma fronha de cetim ou seda.

Eis aqui outra questão de “atrito”.
Nossos cachos não possuem a barreira de oleosidade natural dos cabelos lisos. Tal “barreira” diminui o atrito, tanto entre os fios quanto entre fios e superfícies. Portanto, a quanto menos atrito submetermos os caracóis, menos danos serão causados.
As fronhas agem como as toalhas de banho felpudas sobre as quais falei no tópico 1º. Imaginem só o tamanho sofrimento dos cabelos cacheados após 8hr de sono, sendo “esfregados” contra tecidos que sugam a hidratação e machucam os cachinhos.
Dormir sobre uma fronha de Cetim ou Seda ajuda MUITO a manter os caracóis no lugar e, por consequência, a evitar os Bad After Days.
Lenços e toucas de Seda/Cetim também são super eficientes para este fim.

Para Cachos Definidos: Mudança de Atitude

Seu Cabelo é ÚNICO!!!
Meninas, seus cabelos NUNCA estarão perfeitos e definidos SE o ponto de referência for o cabelo de outra pessoa.
Cada cabelo é único e… Lindo!
O que dizer então dos cabelos cacheados?
Esta história de padronizar os cachos em tipo 2,3 e 4, em A B C D Z, só serve como parâmetros. Na realidade, a história é outra. Geralmente os cachos mesclam diferentes formatos e texturas na mesma cabeça! Ademais, nossos caracóis são mais volúveis do que mulher em TPM! Num dia estão comportadinhos, horas depois parecem mais elétricos do que nunca, no dia seguinte querem se esconder num saco de papel, no outro ficam soltos e sexys, etc etc etc.
Não é o seu cabelo que tem problema.
O problema está na atitude que você tem para com ele.
Pare de achar que “Hidra Max Colágeno lhe deixará com os cabelos da Taís Araujo” ou qualquer coisa do gênero;
Respeite e admire os limites do SEU cabelo;
Aproveite o “Humor Inconstante” dos cabelos cacheados;
Afinal, nós naturalmente podemos ter um look diferente a cada dia!
Garanto-lhes: Muitas “Lisas” invejam isso!
Sem esta mudança de atitude, nem conselhos do Papa (ou da Lorraine Massey, rs) irão lhe ajudar.

Para Cachos Definidos: Produtos Adequados.

Convenhamos, não há como falarmos de Modelagem dos Cachos sem passarmos pelos produtos de Styling. Ativadores de Cachos, Leave-ins, Géls, Ceras, Pomadas, Mousses, Sprays, Séruns, etc etc etc. A variedade é TANTA que é natural não sabermos o que usar.
Primeiramente, Cabelo Cacheado NÃO pode viver sem Leave-in e ponto.
Os demais são coadjuvantes.
Devido à porosidade e à falta de oleosidade natural dos cabelos cacheados, o Leave-in fará o papel de “barreira” contra danos externos (vento, sol, poeira), doará o “peso” necessário para que os cachos se formem e atuará como um “selador” nos fios, fazendo com que a hidratação seja retida por mais tempo. Ademais, bons leave-ins também auxiliam na manutenção do tratamento de suas madeixas.
Assim sendo, INVISTA num EXCELENTE leave-in!
Isto NÃO quer dizer que os mais caros são os melhores. Há uma infinidade de preços disponíveis no mercado.
Quando digo “investir”, significa “ir à caça”. Achar o produto certo para SUAS madeixas requer testes, pesquisas, perguntas, etc. Leia resenhas, recomendações, pergunte ao Mister Google…
E, além disso, tenha em mente o resultado que você deseja antes de sair gastando feito louca-da-goiaba.
>Leave-ins mais fluidos, de formulação aquosa e textura leve proporcionam cachos também leves, mais soltos e esvoaçantes.
Geralmente são satisfatórios para cabelos ralos, finos e/ou cujos cachos sejam mais largos (em tese os ondulados e os cacheados).
>Leave-ins mais grossos, de formulação oleosa e textura densa proporcionam cachos mais “pesados”, controlados e reduzem o volume. Geralmente são satisfatórios para cabelos cujo volume seja excessivo, com cachos difíceis de moldar (em tese os crespos e afros).
Ter em mente o resultado desejado também incidirá sobre a escolha dos outros produtos de Styling.
O que você quer?
Fixação?
Volume?
Redução de volume?
Brilho?
Acabar com o frizz?
Leia atentamente as indicações de cada produto para saber a qual finalidade ele é destinado.

Para Cachos Definidos: Técnicas e Truques.

Uma coisa complementa a outra.
De nada vale ter O leave-in/modelador se você não “encontrar” qual método de aplicação será o SEU melhor. Simplesmente espalhar o produto no cabelo pode não ser suficiente.
Há tantas, tantas técnicas de modelagem dos cachos que seria preciso outro (ou outros) artigos para isso.
Fitagem, Rake and Shake, Plopping, Twists e Twist Out são as mais “populares”.
TESTE, TESTE, TESTE.
Caso aquilo que você faz não lhe proporcione resultados satisfatórios, o que custa testar métodos novos?
Se não der certo, lave a cabeça e comece de novo! Uma hora o SEU método Baphônico irá aparecer.

Fonte: http://www.acordabonita.com/2012/09/para-cachos-definidos-dicas-videos-e-tecnicas-para-modelar-cabelos-cacheados/

6 coisas que não te contaram sobre a transição capilar

1. Você será acompanhada por um desejo insano de cortar as madeixas

Queridxs, quem vos dirige a palavra é uma menina que a vida inteira foi apegada ao comprimento do cabelo. Sempre, sempre, sempre, desde criança, tive fios com um comprimento abaixo do ombro. Cortar
cabeloo
o cabelo era um assunto completamente fora de questão até…. eu entrar na transição! Decidi abandonar as químicas de alisamento, em agosto, e, na mesma época, fui ao salão e cortei os fios na altura do ombro. Em dezembro, fiz um outro corte que manteve a altura no ombro, e em março, cansada do jeito que estava, eu cortei bem curtinho. Olha, dá vontade de cortar mais. Cansa investir em tratamento pra uma parte que não vai se recuperar; O cabelo liso é um cabelo morto. Tem que ir embora! A vontade de cortar é quase instintiva, inclusive para aquelxs que são apegadxs ao comprimento. A transição nos ensina a não ter medo da tesoura.

2.  Você não se sentirá “completa” com o cabelo transitório

Se você entrou em transição capilar, provavelmente não se identificava mais com o cabelo liso. Mas ao mesmo tempo, você ainda não se enxerga com cabelo cacheado. É normal ter a auto estima mais enfraquecida nesse período, mas não desistam gatinhxs. Muitxs de nós fizemos químicas nos fios por muitos anos, alguns desde criança, e não lembramos ou sequer conhecemos nossas lindas molinhas. Fazer escova na transição pode ser legal no início, mas chega uma hora que você percebe que aquela no espelho não é você! Ao mesmo tempo, o cabelinho com a maldita textura dupla te faz ter vontade de morrer. Eu recomendo a a texturização, que vai te ajudar a “construir” uma imagem do cabelo novo, do volume, do frizz e das características dos cacheados.
 transição

3. O cacho que aparece na raiz não é o mesmo cacho que aparece após a transição

Isso é um fato. A parte lisa não deixa o cacho abrir e se desenvolver, e enquanto ela não for embora, o seu cacho não vai aparecer do jeito que ele realmente é. Mesmo assim, pode demorar um pouquinho a definir após o big chop. As gringas falam da existência do scab hair. Este seria o cabelo que aparece logo após a transição, que ainda está se “recuperando” das químicas. É um cabelo novo, vindo de um couro cabeludo que está se recuperando, por isso é mais frágil. Não existe nenhuma pesquisa científica que busque afirmar a existência do scab hair, mas faz muito sentido pra nós ;) Depois do scab hair, é só alegria! Por isso, não desanime!

4. Não importa a quantidade de hidratações que você fizer, seu cabelo não vai transformar

No início, algumas de nós podem esperar que o cabelo sofra uma mudança incrível com o maior volume de tratamentos, hidratações e nutrições. De fato, quando o cronograma capilar é feito de forma adequada, é capaz de reduzir o frizz, manejar o volume, diminuir a porosidade, e até aumentar a definição, mas não conseguirá mudar a estrutura do seu cabelo. Você não vai perder completamente seu volume (que é lindo, tá moçx?), o frizz não vai te abandonar, porosidade ainda vai existir… Enfim, as características do seu cabelo permanecerão as mesmas, afinal, tratamento não é capaz de agir como química de transformação.

5. Não existe fórmula milagrosa para o crescimento capilar

Como já vimos no item 1,  a vontade de cortar o cabelo é quase obsessiva. Depois dos períodos em que você se torna maníacx por tesoura, vem aquela ansiedade por um cabelinho longo. Assim, muitxs procuram na internet soluções que acelerem o crescimento dos fios. A mais famosa é o shampoo bomba, feito com monovim (vitamina A). Eu não encorajo o uso do monovim A, ou dos suplementos alimentícios sem recomendação médica. Hipervitaminose é um problema sério, por isso, muito cuidado, ok? Mas além destes, existem no mercado os tônicos  e os shampoos. Eu estou limpando os fios com o shampoo de cafeína, que promete aumentar  o crescimento até 5 cm por mês. Mas, honestamente? Fórmulas milagrosas não existem, seu cabelo pode crescer um pouco mais que o normal, mas tenham em mente que você precisará de três coisas neste processo: boa alimentação, paciência e persistência. Não adianta querer forçar, que tal relaxar um pouquinho e curtir o curtinho? :)

6. Frizz: Aceita que dói menos!

Frizz irrita demais. Irrira pra caralho…… Mas só quando você se importa com ele. Os fios arrepiados fazem parte da estrutura dos cabelos cacheados. Alguns têm mais, outros tipos têm menos, como os ondulados. Existem algumas técnicas capazes de reduzi-lo, mas eventualmente, o frizz vai dar as caras. O meu conselho é: faça o que for possível, não esquenta a cabeça demais e aceita que dói menos.

Fonte: http://cacheia.com/2014/04/5-coisas-que-nao-te-contaram-sobre-a-transicao-capilar/

Economiza! Ler livros Online

Olá!! Bom dia!!

Se vocês são iguais a mim, que adoram ler, mais infelizmente não tanto dinheiro para comprar todos os livros que gostaria, fiz uma pequena relação dos sites que utilizo hoje para ler livros online, e até mesmo baixa-lós:


  • http://contemporaneosesobrenaturais.blogspot.com.br/
  • http://bloglivroson-line.blogspot.com.br/
  • http://www.forumdelivros.com/


Espero que gostem e encontrem o livro desejado!!

Bjus = *